Sempre gostei muito de plantas...e de histórias!
As plantas nos contam a história através do uso que as pessoas fazem delas. Quando falamos das ervas estamos falando muito mais de experiências humanas, do que de nomes científicos e de partes das plantas.
O que realmente toca as pessoas, não é exatamente o que diferencia as plantas umas das outras, e sim o que as une a nós no poder de alimentar, de embelezar os ambientes, do perfume que agrada, no mistério da cura, da alegria de nos proporcionar saúde e bem estar!
São infinitos os usos das plantas, e quanto mais aprendemos sobre elas, mais nos damos conta do potencial maravilhoso que ainda podemos descobrir .
E como tudo que vem da natureza e da terra, as plantas nos ensinam a simplicidade, a ter paciência, observar, perseverar, esperançar, e aprender a cuidar de cada uma a seu tempo, considerando suas necessidades, a época do ano, o solo, o clima, e a sua própria linguagem.
"As plantas nos contam sua história e pra que elas servem"- assim me dizia um amigo que tinha flores em seu nome... Florêncio, que vem do latim florens, que quer dizer "florir", e significa "o que floresce , o que é próspero. E ele realmente era e viveu assim... e um dia há alguns anos ele se foi, mudou-se como as flores que não morrem, eternizam-se na memória de um jardim com as sementes que deixam em nós...
E nesse mundo misterioso das plantas elas nos contam a história da vida humana, na simplicidade de uma viagem na cultura dos povos ao longo dos tempos.
Todos precisamos de raízes fortes: as plantas, os povos e as nações.
E com um breve retrospecto veremos, o quão matricial é a ligação das ervas à história da humanidade e à nossa própria história.
Maria Alice Corrêa
Botânica, professora e consultora de saúde em Plantas Medicinais e Fitoterapia
Que jeito bom e gostoso de falar de nossas companheiras...Quero aprender mais sobre elas, sobre nossas estórias e oque nos une.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSomos bem gratos em poder usufruir de seus bons predicados. Conselhos, com palavras e atitudes de seus conhecimentos, á nossa família ela vem auxiliando e continua nos beneficiando
ExcluirNão me sirvo ainda mais dela, para preservar para tantos outros que necessitam. Que seu amor e paciência, continuem em evidência. A sua missão é sublime
Somos bem gratos em poder usufruir de seus bons predicados. Conselhos, com palavras e atitudes de seus conhecimentos, á nossa família ela vem auxiliando e continua nos beneficiando
ExcluirNão me sirvo ainda mais dela, para preservar para tantos outros que necessitam. Que seu amor e paciência, continuem em evidência. A sua missão é sublime
Neste mundo de mistérios das plantas que você descreveu tão bem no texto , percebemos seus efeitos na mente e na consciência humana .
ResponderExcluirAssim , concluímos que para a harmonia e saúde do ser humano os atributos bioespirituais das substâncias contidas nas plantas não podem ser ignorados .
Sra.Alice, como vê tenho fotografado as florzinhas primaveris que estão sem vasos, pelas ruas. Fotografo e posto para os amigos. Umas conheço pelo nome popular, outras ainda não, estou olhando elas por agora. Estes dias encontrei com um ramo de folhas, sem flor, e tocando-as descobri um cheiro bem agradavel. Senti energia ervanária.Vou posta-la e esperar por quem reconhecê-la nominar.
ResponderExcluirQuanta coisa linda! Quero aprender mais sobre esse universo curativo, perfumado e cheio de cores das plantas. Já uso Ervas de Alice e adoro tudo, a qualidade do produtos e a sabedoria e competência da produtora.
ResponderExcluirJá estou seguindo o blog! Quero aprender mais sobre esse universo tão rico e acho que encontrei o lugar! Vida longa e próspera ao blog, Maria Alice!
ResponderExcluirQue sinergia e acolhimento em suas palavras Alice!
ResponderExcluirEste universo vegetal é vida! amor!
Alice, gratidão.
ResponderExcluirMuito bom ler suas percepções.