Myosotis - "Os olhos de Maria"

 

Myosotis sylvatica

Família Boraginaceae


Maio, mês das flores, dedicado à Virgem Maria.

    As flores Miosótis são também conhecidas na liturgia cristã pelo nome "Os olhos de Maria", e também está associada ao nome "Não me esqueças". 

    Conta-se que o Menino Jesus, um dia olhando nos olhos de Maria, na frente de sua casa em Nazaré, disse: "Mãe, seus olhos são tão bonitos, todos os olham maravilhados. Que pena aqueles que serão nascidos nas gerações futuras não poderão contemplá-los. Porque em seus olhos se pode ver meu Paraíso, e quem os olha não pode deixar de ser chamado para ele." 

    Então o Menino Jesus tocou as pálpebras de sua Mãe Maria e passou as mãos pelo chão como se estivesse plantando sementes. Imediatamente surgiram flores de Miosótis: centenas de pequenos olhos azuis com centros dourados, como lembretes dos olhos puros de Nossa Senhora para todos os povos.❤️

    Esta planta está fortemente ligada ao folclore europeu utilizadas como amuleto, principalmente entre os alemães, que a denominam "Vergissmeinnicht" (não me esqueça) com o significado de irmandade. 

    As plantas do gênero Myosotis são pequenas, perenes, de floração anual produzindo sementes miúdas. Existem cerca de 50 espécies e diversas subspécies e  variedades*. 

    Myosotis sylvatica se expandiu por toda Europa, Ásia, na laurissilva do Teide (vegetação típica de Tenerife, Açores, Madeira) e também nas Américas. Possui flores delicadas, pequenas (ca. 1cm de diâm), de coloração azulada, dourada ou branca ao centro e são vistosas as florinhas arranjadas em um pequeno buquê. Tem diversas propriedades terapêuticas, dentre elas: antiastênica (que restaura a força do corpo e tônus muscular), oftálmica (para os olhos), anti-inflamatória, cicatrizante, cicatrizante, sedativa (melhora a qualidade do sono), expectorante e adstringente.

    É utilizada na medicina tradicional dos povos, em diversos lugares do mundo, na forma de chá, emplastro, colírio para conjuntivite, aplicada em feridas para a cicatrização. As folhas e flores de miosótis são comestíveis, utilizadas em saladas e diversas receitas culinárias, podendo ser utilizadas para adornar os pratos no momento de servir.

    As flores, por seu aroma agradável e suave, são utilizadas em preparações cosméticas, para preparação de sabonetes e de águas floridas. Também são utilizadas em projetos paisagísticos e especialmente usadas na composição dos Jardins dedicados à Maria.


Por Maria Alice Corrêa

Missouri Botanical Garden

http://legacy.tropicos.org/Name/40024200

* A World Flora Online considera 89 espécies, subspécies e variedades válidas.

https://udayton.edu/

http://www.worldfloraonline.org/ 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SAMAÚMA

Preparações Naturais