FITOTERAPIA
A fitoterapia caracteriza-se por ser um recurso terapêutico natural usando plantas medicinais, no qual um complexo fitoquímico organizado harmonicamente interage no organismo promovendo seu equilíbrio.
Os fitoterápicos, além da ação química dos princípios ativos que agem de maneira física, atuam também sobre o campo energético do organismo. E ainda, guardam em si o campo vibracional da planta com o qual é preparado, a intenção e o magnetismo que é impresso pela pessoa que prepara o fitoterápico.
Há uma preferência cada vez maior das pessoas pelo uso integral da planta medicinal, considerando a sinergia dos princípios ativos e o aspecto energético e vibracional. Na prática clínica isso se confirma a cada dia
Observamos uma progressiva conscientização das pessoas em favor de uma medicina mais preventiva, assim como percebemos que mais pessoas estão compreendendo que somos um ser espiritual, energético, emocional e físico, e então busca-se cada vez mais agentes curativos que sejam menos agressivos para esse organismo sinestésico e integrado que somos.
A fitoterapia auxilia a resgatar esse entendimento integrado que é cada pessoa, com sua história e experiências vividas, portanto é fundamental que em sua formação o fitoterapeuta esteja sintonizado com essa visão holística, e tenha essa bagagem de estudo integrando também a ciência e o conhecimento popular e tradicional.
A história do uso de plantas medicinais precisa ser resgatada, sendo imprescindível a aproximação dos profissionais, desde biólogos, botânicos, herboristas, farmacêuticos, agrônomos, enfermeiros , médicos, detentores do conhecimento popular, curandeiros, raizeiros, benzedores, xamãs, para que a compreensão e o estudo da fitoterapia se desenvolva amplamente.
Comentários
Postar um comentário