Maria, a flor dourada da manhã

 Calendula officinalis


    Calendula é um Gênero de plantas  pertencentes à Família Asteraceae (Compositae),originario do Sudoeste da Ásia, Europa Ocidental e Mediterrâneo. As flores são popularmente chamadas de "maravilhas ou margaridas". O nome  é derivado do latim - calendae - significando "primeiro dia de cada mês" e desta se origina a palavra calendário, e calendula é um diminutivo de calendae - pequeno calendário ou pequeno relógio.
     Na leitura da assinatura se vê a flor relacionada ao sol, as pétalas se abrem no nascer do dia e se fecham no declinar das horas, no por do sol. A flor da calêndula diz respeito à Virgem Maria, marcando as horas nos relembrando de sua celeste presença. As pétalas amarelo-douradas irradiam do centro como os raios do sol, compara-se a essência de Maria: força interior divinamente forjada como a "Casa de Ouro" aqui na Terra, eleita pelo Criador para ser a Virgem Mãe do Unigênito. Calêndula  representa o glorioso esplendor de Maria, a mulher revestida de sol, com a missão de vencer o mal e a morte, a Santa por Deus coroada Rainha do Mundo.
    As propriedades medicinais são diversas, conhecidas desde a antiguidade e comprovadas cientificamente. De acordo com a forma de preparo e aplicação, atua como antisséptica, anti-inflamatória, cicatrizante, reguladora da menstruação e combate cólicas,  calmante (cuidado com os excessos!), refrescante, tonificante para a pele. As flores e folhas podem ser utilizadas em escalda pés, banhos e também são utilizadas na culinária. Com mistura das flores com outras ervas obtém-se um incenso com que limpa, energiza o ambiente e afasta insetos.

Incenso com calêndula, mirra e cravo:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de flores secas de calêndula
1 colher de sopa de folhas secas de mirra
10 cravinhos da índia (ou 1 colher de café de cravo em pó)

Preparo:

Misture e amasse bem essa mistura em um pilão, borrife um pouco de água, amasse com a ponta dos dedos para dar forma cônica. Coloque num prato para secar à temperatura ambiente. Acenda a ponta do cone de incenso e deixe queimar por completo.

Óleo de calêndula

Ingredientes:

100 ml de óleo de girassol
2 colheres de sopa de flores de calêndula

Preparo:

Coloque os ingredientes num frasco de vidro de boca larga de modo que fique uns 2 a 3 dedos de espaço entre o liquido e a borda do frasco. Tampe o frasco, coloque no banho-Maria a 60°C por 30 minutos. Retire do banho, seque e cubra o vidro com um papel para proteger da luz. Deixe por 72 horas em repouso, agite 1 vez ao dia. Coe para um frasco com bico gotejador. Este óleo é muito bom para remover maquiagem, limpeza da pele do bebe,  hidratar o mamilo no período da amamentação e para contusões.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SAMAÚMA

Preparações Naturais